Complexo de cistos ovarianos - quais são eles e o que você precisa saber

Em geral, cistos ovarianos são relativamente comuns entre as mulheres. A maioria dos cistos ovarianos são inofensivos e requerem pouco ou nenhum tratamento, desaparecendo por conta própria. Cistos ovarianos complexos em contraste são mais incomuns e podem resultar em sintomas e as complicações graves.



Os mais graves riscos para a saúde acompanhados com cistos ovarianos complexos são geralmente devido a sua maquiagem e seu tamanho. Onde como um cisto ovariano regular só é preenchido com fluido, o cisto ovariano complexo tem componentes sólidos e líquidos. Existem três tipos de cistos ovarianos complexos: Cistos Endometrioma, Eermoid e Cystadenomas.



Cistos Endometrioma, também conhecido como "chocolate cistos" é um cisto no ovário que é forrado com endometriose. Cisto endometrioma cresce a cada mês de endometriose crescendo e derramando, isto é onde o fluido"chocolate" começa a acumular-se e cresce o cisto. Este tipo de cisto pode ser devastador para função reprodutiva da mulher, resultando na formação de aderência extensa e danos para as trompas de falópio que é irreversível. Um cisto Endometrioma pode crescer em tamanho comparável com uma toranja. Os sintomas incluem dor considerável antes e após o ciclo menstrual, períodos menstruais irregulares, dor durante a relação sexual e fadiga.



Cistos Demoid são formados a partir um germe no ovário; muitas vezes este germe está presente no nascimento. Estes tipos de cistos crescem muito lentamente e são raramente cancerosos, 98% são benignos. Cistos Demoid muitas vezes contêm cabelos, dentes, músculo, ossos, tecidos e glândulas. À medida que cresce o cisto ovariano eles podem se tornar dolorosos, possivelmente torcer os ovários ou ruptura.



Existem dois tipos de cistos Cystadenomas; Cystadenomas seroso, que são preenchidos com um fluido aquoso fino e Musinous cystadenomas, que são preenchidos com um material gelatinoso pegajoso, grosso. Serosos podem crescer a média de 2 a 6 polegadas de diâmetro, enquanto que o Musinous pode se tornar muito grande e crescer entre 6 e 12 polegadas de diâmetro. Ambos os tipos podem causar torção de ovário resultando em dor extrema.



Quando um cisto ovariano é descoberto para ser do tipo complexo, eles precisam ser avaliados por meio de testes por seu médico para determinar se eles são cancerígenos. Mesmo que nem todos os cistos ovarianos complexos são cancerígenos, a possibilidade deve ser descartada. Muitas vezes a única forma de lidar com cistos ovarianos complexos é por tê-los removido cirurgicamente.