Miomas impedem você de ter filhos?

Miomas às vezes são encontradas durante uma avaliação de infertilidade quando testes como um ultra-som pélvico, hysterosonogram ou Histerosalpingograma são ordenados. Miomas ou leiomyomas são tumores benignos musculatura lisa do útero. Eles são classificados de acordo com sua localização em três tipos: (1) subserosal - quando o fibroid cresce sob a camada exterior ou membranas serosas do útero. (2) intramural - quando o fibroid cresce dentro da parede muscular do útero (miométrio) e (3) submucosa ou intracavitary-quando o fibroid cresce apenas sob o revestimento da cavidade uterina (mucosa) ou ele ocupa o interior da cavidade uterina. Miomas submucosal ou intracavitary podem alterar a forma da cavidade uterina. Grandes miomas intramuros podem alterar o fluxo de sangue para o revestimento uterino e também podem alterar a forma da cavidade uterina. Subserosal uterinos geralmente não alteram a forma da cavidade uterina, mas quando grandes podem causar desconforto.



A maioria dos miomas são geralmente pequenas e assintomáticos e não necessitam de tratamento. Estes tumores benignos só precisam fechar observação ginecológica para alterações no documento em tamanho ou o início precoce dos sintomas. Sintomas comuns associados a miomas são dor nas costas, pressão abdominal ou desconforto, freqüência urinária, pressão retal ou desconforto e períodos que podem ser doloroso, pesado e prolongada.



Miomas são associadas a infertilidade em 5 a 10% dos casos. No entanto, quando todas as outras causas de infertilidade são excluídas miomas pode conta para apenas 2 a 3% dos casos de infertilidade. Miomas podem causar redução da fertilidade ou infertilidade por:



1. Criando uma cavidade uterina anormal. Uma cavidade alargada ou alongada poderia interferir com o transporte de esperma, e uma cavidade com um contorno anormal poderia impedir a implantação normal.
2. Miomas podem resultar em um útero marcadamente distorcido e colo do útero. A distorção pode resultar em menor acesso ao colo do útero pelo esperma ejaculado impedindo seu transporte eficaz para o útero.
3. Os segmentos uterinos de trompas de falópio poderiam ser impedidos ou distorcidos por miomas.



Quando as mulheres inférteis apresentam miomas uterinos deve ser-se todos os esforços para excluir qualquer outras possíveis causas de infertilidade. Uma avaliação de infertilidade padrão deve ter lugar e uma avaliação da cavidade uterina deve ser realizada por Histerosalpingograma (HSG) ou ultra-som "fluido" (hysterosonogram). Só então deve ser tomada uma decisão quanto à gestão das miomas.



A maioria dos miomas uterinos não precisam ser removido excepto em casos selecionados. A literatura médica sugere que a remoção pode ser benéfica quando a cavidade uterina é distorcida pelas miomas. Além disso, alguns relatos sugerem que sua remoção também pode ser indicada quando eles são 5 centímetros ou mais de diâmetro e estão localizados dentro da parede do útero (internos). Caso contrário, gerenciamento expectante é recomendado quando a cavidade uterina é normal, que as miomas são pequenas, ou quando eles estão localizados na superfície do útero.



Miomas são removidas em um procedimento cirúrgico chamado um "myomectomy". Podem efectuar-se três tipos de myomectomy: myomectomy abdominal, colecistectomia myomectomy e hysteroscopic myomectomy. O myomectomy abdominal requer uma incisão abdominal geralmente do tipo "bikini", e através da incisão as miomas são removidas do útero. Esta abordagem abdominal é o melhor procedimento quando miomas são grandes, numerosas, e ou localizado no fundo do músculo do útero. Miomas também podem ser removidas por laparoscopia, e este tipo de myomectomy é melhor quando miomas são pouco numerosos, superficial no local e tamanho pequeno. Hysteroscopic myomectomy é recomendado quando a maioria do fibroid está localizado dentro da cavidade do útero. Através do colo uterino é inserido um dispositivo hysteroscope e o myomectomy, é executada. Tesoura endoscópica, laser ou eletrocautério são empregados para executar este tipo de myomectomy.



Um myomectomy é um procedimento relativamente seguro que resulta em algumas complicações graves. Formação de aderência pós-operatório é uma complicação comum e boa técnica cirúrgica combinada com barreiras de aderência-prevenção deve ser usada rotineiramente em myomectomy.



Existem outras opções para o tratamento de miomas uterinos, mas estas alternativas não são recomendadas para as mulheres que desejam fertilidade. Algumas dessas opções são:



1. Embolização uterina (Emirados Árabes Unidos) - resulta na obstrução do fluxo de sangue para as miomas, que, em seguida, faz com que eles a encolher. Este procedimento é bastante bem sucedido em reduzir o tamanho do tumor e diminuir os sintomas. Gravidezes foram relatados após Emirados Árabes Unidos, mas não se estabeleceu a segurança do procedimento em mulheres que querem engravidar.



2. Médicas terapias com agentes como agonistas do GnRH, agentes progestational e RU486 (mifepristone). Esses agentes podem diminuir tamanho uterino e sintomas, mas uma vez que o tratamento é interrompido as miomas podem crescer volta ao seu tamanho inicial. A utilização destas drogas não é eficaz na promoção da fertilidade e não é recomendada quando as mulheres são a tentativa de gravidez.



3. As novas técnicas estão sendo desenvolvidas para o tratamento de miomas uterinos. Uma dessas novas técnicas é linfadenectomia myolysis em que uma agulha é usada para aplicar a corrente elétrica diretamente a uterinos. O objetivo é interromper o fluxo de sangue de miomas e levá-los a diminuir ao longo do tempo. Um procedimento semelhante linfadenectomia usa cryoprobes super arrefecidos para destruir as miomas. Outra técnica usa imagens de ressonância magnética (MRI) para direcionar uma ondas de ultra-som de alta intensidade para destruir as miomas. Mais uma vez, não foi estabelecida a segurança desses procedimentos em mulheres que querem engravidar.